BRIX3000 ajuda na assistência pública odontológica

A cárie é um problema na saúde bucal que pode gerar diversos outros problemas graves de saúde se não tratada. Ainda que o Brasil nos últimos anos tenha investido mais nessa área e contribuído para a melhoria da saúde bucal da população, a situação ainda é preocupante. Nos registros oficiais, observa-se uma grande quantidade de bebês de um ano e meio a três anos que já têm um dente cariado. Entre todas as crianças em idade escolar, 60 a 90% delas têm ou já tiveram cáries, isso significa mais de 1 milhão e 600 mil crianças com cárie antes dos 12 anos de idade.

 

O Ministério da Saúde possui um programa social chamado Brasil Sorridente, que já é o maior programa de assistência odontológica pública e gratuita do mundo. Desde que foi lançado, o programa aumentou em 15 vezes a quantidade de atendimentos à população: um aumento de 10 milhões para 150 milhões de consultas por ano. O número de pacientes assistidos pelo programa também cresceu consideravelmente, passando de 18,2 milhões de brasileiros para 92 milhões após o programa.

 

No entanto, essa assistência ainda é insuficiente em função da consulta ser baseada em um modelo muito caro, que foca em ações curativas em detrimento das ações preventivas. Para mudar esse cenário, se faz necessário a incorporação de novas tecnologias que otimizam tempo, recursos e são mais eficazes.

 

O BRIX3000

 

O BRIX3000 foi criado na província de Santa Fé, na Argentina, após quatro anos de pesquisas e ensaios. Trata-se de um gel fabricado a partir de uma enzima (papaína) presente nas folhas e frutos da papaya verde (Carica papaya), cultivada em países tropicais como o Brasil. A papaína consegue amolecer as fibras de colágeno dos dentes cariados, facilitando a remoção das cáries.

 

A aplicação do produto dura apenas dois minutos e já se pode remover a cárie com facilidade, para então realizar a restauração de rotina. Uma das grandes vantagens do BRIX3000 é a rapidez do tratamento, além de ser indolor e fácil de manusear e também dispensar o uso de anestesia.

 

E como o BRIX3000 pode ajudar nas políticas públicas de saúde?

 

Por ser um produto tópico de fácil manuseio e aplicação, a utilização do BRIX3000 dispensa o uso de equipamentos complexos e caros, naturais de consultórios odontológicos. Além disso, a agilidade que ele permite ao dentista tratar a cárie, faz com se possa realizar mais consultas no mesmo dia.

Outra vantagem é que o BRIX3000 permite que o dentista trate mais de uma cárie por vez, sem causar qualquer tipo de desconforto ao paciente, trazendo ainda mais produtividade aos atendimentos e permitindo que mais pessoas sejam assistidas.

A bisnaga do BRIX3000 de 3ml custa aproximadamente R$ 290 e trata em média 45 cáries. Sendo assim, cada escariação tem um custo aproximado de R$ 6,40 por dente. Isso faz com que o tratamento seja muito mais acessível, inclusive para populações carentes. Além disso, a utilização de um gel prático como esse se torna importante no tratamento de pessoas que moram em lugares remotos, em áreas rurais ou indígenas.

 

Segundo o dentista Leonardo Ubaldo, que atende em uma clínica em Belo Horizonte, a economia de tempo e com os aparelhos tem sido uma grande vantagem em seu consultório. Segundo ele, o resultado do gel foi muito bom, podendo usar em diferentes níveis de profundidade das cáries.  “Tenho usado em todas as situações. Há a economia de tempo, por exemplo, porque não preciso esperar a anestesia fazer efeito. Um procedimento que durava até uma hora e meia agora realizo em 40 minutos”, ressalta.

 

O único caso em que o gel não é indicado é no tratamento de canal. Segundo Alexandre Magno, consultor técnico da Orto Dente, quando a dor é intensa e espontânea, o produto não deve ser utilizado.

 

O BRIX3000 já é utilizado na América do Sul a cerca de cinco anos, mas só chegou agora no Brasil devido ao rígido controle da ANVISA.

 *Fotografia By pressfoto / Freepik

Publicado em Novidades Por

Presoti Comunicacao