Consultório Odontológico: quais são os primeiros passos para montar o seu?

Montar um consultório odontológico é o sonho de muita gente. Além de ser a oportunidade de ter um negócio próprio, é a chance de aplicar conhecimentos e gerir a relação com pacientes da forma como você acredita ser melhor. Mas, não basta ter vontade. É preciso buscar informações e cuidar de detalhes que vão muito além da odontologia.

 

E quais são os primeiros passos para começar? Nesse post, a Orto Dente vai ajudar você com o seu projeto para o primeiro consultório odontológico.

 

Documentações para o seu consultório odontológico

 

Antes de qualquer coisa, vale ter um cuidado importante: procure um contador ou outro especialista da área para auxiliar você. Afinal, a parte burocrática é inevitável. Para se ter uma ideia, estes são alguns dos procedimentos a se realizar:

 

  • Faça o registro de autônomo na prefeitura da sua cidade. Será preciso pagar uma taxa e apresentar RG, CPF e IPTU do local onde funcionará o consultório
  • Solicite o alvará de Funcionamento da Vigilância Sanitária Municipal e o que é emitido pelo Corpo de Bombeiros
  • Faça a inscrição em uma empresa coletora de resíduos
  • Caso faça uso de aparelho de Raio X, solicite o Laudo Radiométrico

A localização do imóvel é muito importante

 

A oferta de imóveis é sempre muito grande. Por isso, faça uma boa pesquisa antes de escolher o local do seu consultório odontológico. Descubra informações sobre o bairro. Principalmente, se ele é seguro e se possui boa estrutura para transporte público. Avalie se os acessos ao consultório são bons, com avenidas principais próximas, tanto para você quanto para seus pacientes.

Mas, atenção ao tamanho do consultório

 

Tenha em mãos as medidas dos equipamentos que você irá utilizar. É um cuidado importante para escolher um imóvel com tamanho adequado às suas necessidades.

 

A área de atendimento ao paciente deve ter no mínimo 9m². Caso você monte um consultório coletivo, é aconselhável que as cadeiras tenham 2 metros de distância uma da outra.

 

Geralmente, a distância ideal entre dentista e paciente é de 30 a 40cm, levando em conta que o profissional ficará com a coluna ereta e o pé no pedal de acionamento.

 

Com relação à recepção e à sala de espera, considere um espaço de 1,2m² para cada pessoa. Isso ajudará a pensar em um ambiente sem impedimentos aos pacientes e aos funcionários de se locomoverem.

 

E quais são os equipamentos básicos para montar o seu consultório odontológico?

 

A lista é extensa. Afinal, é preciso se preocupar tanto com os materiais que você irá utilizar como profissional quanto com o que é necessário para o conforto e bom atendimento aos seus pacientes.

Neste post, listamos os equipamentos básicos e que são essenciais para o trabalho do dentista:

 

- IRM

- Ionômero de vidro

- Resinas (A1, A2, A3, A3,5, A4, B1, T, 0A2, OA3)

- Pasta de polimento resinas

- Tiras de poliéster

- Matriz metálica

- Tiras de lixa metálicas e poliéster

- Cunhas de madeira

- Discos soflex

- Pasta profilática

  

Todos os materiais citados acima e muitos outros você pode encontrar na Orto Dente com a garantia de qualidade que você precisa para iniciar um negócio promissor.

 

Gostou dos primeiros passos para montar seu consultório odontológico? Se ficou alguma dúvida, deixe nos comentários que vamos ajudar você.

 

 

 

 

 

 

 

Publicado em Novidades Por

Orto Dente